Redescobrindo o Brasil... Salve Jorge Amado!!
Sempre gostei de ler.
Graças aos incentivos do meu pai e sua pequena biblioteca em casa e a minha tia-avó Nilce que sempre me dava livros, tenho lembranças de estar agarrada à uma história desde muita pequena.
Chega até a ser uma pequena obsessão! Daquelas na qual você pega um livro e só pára para comer ou dormir quando chega ao final da história.
Quando eu era pequena... aff. to tentando enganar quem? A pessoa aqui, mesmo depois de adulta, ainda tem 1,59 e meio!! Tá. Corrigindo. Quando eu era MENOR, lia bastante literatura brasileira. A 'culpa' disso, além ta imensa qualidade dos nossos autores brazucas, foi da escola com seus trabalhos e 'treinos' para o vestibular.
Depois (lembro exatamente quando... reveillon de 2000 em Belém!) fui apresentada à ficção policial. Não sei se foi pelo fato de que não foi um dos reveillons mais divertidos e por isso meu pai quis me distrair, mas ele me deu o Post.Mortem da Patricia d. Cornwell. Simplesmente foi paixão à primeira 'lida'!! Até hoje compro livros dessa autora.
E apartir dai li os chamados best-sellers, mas sempre voltado a ficção policial.
Também tive uma queda pelos bruxinhos de Harry Potter e tenho os 4 livros da série Crepúsculo... Eu sei.. eu sei... bem comercial da minha parte. Mas tem seu valor.
Mas vamos ao que interessa..
Ontem, sem ter muito o que fazer, procurei todos os livros que tenho em casa. E já tinha lido todos!! E não estava muito afim de reler. Até que, quase que no fundo da pilha, achei O livro!!
Foi um presente de um amigo queridissimo, Philipp, que quis mostrar ao Filipe um pouco da cultura brasileira. Um livro de 283 páginas, que li em dois dias!
Apresento à vocês...
Capitães da Areia de Jorge Amado é simplesmente ESPETACULAR!! Um livro atualissimo, apesar de ter sido escrito em 1937.
O livro conta a história de Pedro Bala e sua gangue de meninos de rua que pecorrem as ruas de Salvador com o sentimento sincero de liberdade. É fácil se emocionar com as histórias de vida de cada um dos personagens e o que fez com que eles se unissem nessa fraternidade que tem suas regras e lhes passam segurança.
Você acompanha toda a admiração de Pedro Bala pelo pai, que nunca chegou a conhecer, mas que suas histórias de luta pelos trabalhadores lhe enchia o coração. Vai conhecer a revolta, causada pelo abandono, do Sem.pernas, o amor pelo sertão e pelo seu 'padrim' Lampião de Volta Seca, a bondade de João Grande, o talento do Professor, a malandragem do Gato e a vida de tantos meninos que aterrorizavam os ricos com seus furtos, atormentavam a policia com suas fugas mas que tinham a amizade e o carinho de quem deixava tudo isso de lado e se dispunha a conviver e compreender.
Jorge Amado faz você viajar pelas ruas de Salvador. Faz com que você viva toda a história, se imagine como um membro dos Capitães, conheça a bondade e a fúria dos orixás graça a Dona Aninha (mãe de santo guerreira que ajuda e é ajudada pelos meninos).
"A pequena comunidade dialoga com todo tipo de influência: do padre José Pedro, que os acoberta enquanto tenta regenerá-los; do capoeirista Querido-de-Deus, que os contrata para serviços escusos; do militante comunista João de adão, que busca despertá-los para a luta política.
Os destinos dos Capitães da Areia também serão variados: uns morrem de doença ou de tiro, um vira artista, outro revolucionário, a maioria insiste na via do crime. Com sua prosa repleta de verve e humor, Jorge Amado nos torna íntimos de cada um desses personagens singulares e nos contagia com sua obstinada gana de viver."
Você vai sorrir com suas aventuras, chorar com suas angustias, se inspirar com sua lealdade.
Vale a pena!
Viva Jorge!
"Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo e acho que a literatura tem uma grande importancia." - Jorge Amado
Enjoy!
2 comentários:
-
Mari..
Capitães da Areia realmente vale muito a pena!!
A proza de Jorge já é uma delicia né!!
Esse livro foi daqueles que no final vc ainda continua imaginando o que os personagens fizeram depois do que foi narrado... Se a revolução de Pedro Bala deu certo, Se o Volta Seca continuou acompanhando o 'padrim' dele..
é muito bom!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seja bem vindo ao Mudanças. Sou uma brasuca em terras lusitanas e tenho esse espaço para falar um pouco de tudo... Espero que goste do Mudanças e das minhas mutações faiscantes!
Sobre mim...
Arquivo
-
▼
2009
(118)
-
▼
julho
(14)
- UOTARRÉU!!!
- Vou de... bike!! Cê sabe.. lá lá lá
- Domingo tranquilo..
- Mudanças... literárias!
- Modelo Virtual!
- Voltando à realidade..
- A palavra do dia é: CASAMENTO!!
- Post do Lucky
- It's Alive!!!
- Aproveite a vida!
- Antes & Durante parte I
- Já se olhou no espelho?
- Mudanças... de temperatura!!
- Mais uma receitinha...
-
▼
julho
(14)
Labels
Alemanha
(1)
corrida
(4)
Desafio da Rê
(1)
dona de casa desesperada
(2)
Feliz
(1)
filipe
(2)
limonada
(1)
Make Ups
(1)
quiropratica
(1)
resoluções
(1)
RYBO
(3)
Sephora
(1)
vida de casada
(1)
Amigos
Leia! =)
-
-
216 dias - Foco foco e foco...Há 7 anos
-
JANEIRO DE 2015Há 9 anos
-
-
-
-
LOTD - Glow in WonderlandHá 11 anos
-
-
Pãezinhos de Ursinho! Own..Há 12 anos
-
-
-
Ate logo!Há 13 anos
-
-
-
Casamento de suíço com estrangeiraHá 13 anos
-
Dicas de AlimentaçãoHá 13 anos
-
Avon+Mary Kay= Tudoooooo!Há 14 anos
-
-
-
-
-
-
Pensamentos
Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino. - Gabrielle 'Coco' Chanel
Mari, ameiii o seu post, cada dia que passa vc escreve melhor hein? Danadinha! Rss. Que bom que gosta muito de ler. Eu tive fase que gostei outras não, e agora estou amando graças a Deus! Jorge Amado, ai ai figura ilustre da minha terrinha... Li outros livros dele mas esse não li ainda acredita? E vc me deixou na vontade, está na minha lista assim que puder vou fazer isso! Valeu amiga pela dica ;) Bjuu