Na terrinha...

terça-feira, junho 16, 2009
... do bacalhau, do vinho do Porto, do telemóvel, do autocarro, do 'Ora pois', do 'ê pá'.....

Uma das grandes Mudanças da minha vida, talvez a maior, foi a de país.
Eu já tinha mudado de cidade, inclusive de região, ja estava longe da minha familia (que estavam todos no Piaui e eu fui parar em Curitiba) mas mudar de país dá outro sentindo a palavra distancia. Vim parar em Portugal!!
Casei e meu marido é daqui. E como é filho único e os pais precisam de alguém que cuide dos negócios, eu que tive que vir (queríamos ficar em Curitiba).

Quem acha que só pq é um país que tem tanta ligação com o nosso Brasil e que por isso não há tanta diferença, se engana profundamente. Primeiro, eles tem uma profunda desconfiança com brasileiros, pelo simples fato de ter tanto brasileiro que não faz nada por aqui. Infelizmente é verdade. Prostitutas, vigaristas e etc. Sempre tem brasileiro no meio. Quando se vê uma mulher com a calça jeans justa, decotão, cabelo até a cintura esticado e preto parecendo carvão, brega até dizer chega, pode ter certeza que é uma brasileira. Típica mulher-fruta.
E os que querem fazer algo de bom paga por isso. Sempre nos olham de lado!!!
Por eu ter casado com um português, sempre me olham com aquela cara de 'vc só casou p poder morar na europa'.

Outra grande diferença é na lingua. Sim, falam português. Mas falam o português corretissimo. Conjugam todos os verbos lindamente. Para eles nós não falamos português, falamos brasileiro. Aqui ônibus é autocarro, celular é telemóvel, gratis é 'de borla', presunto é fiambre, pernil de porco é presunto... e nunca peça um durex no trabalho pq vc vai tá pedindo uma camisinha (experiencia própria. Me sacanearam com essa a semana inteira). Se quiser o nosso durex, peça fita-cola.

E se vc, que mora numa cidade grande como eu morava em Curitiba, não espere encontrar uma selva de pedras por aqui. Pelo menos não no Algarve. Minha cidade, Armação de Pera, na verdade é uma vila, com 6.000 pessoas!!! Que pertence a uma outra cidade, Silves, que por sua vez pertence a Faro, que é chamada de A capital do Algarve, que tem o montante fabuloso de 40.000 pessoas!!! Antes de evitarem Portugal a qualquer custo não se preocupe, há shoppings, há barzinhos bem legais e outras coisas da 'cidade grande'!! Tem Burger King, Thiago!!

A vantagem de morar no Algarve é a beleza do lugar. Moro a 3 quarteirões do mar. A costa é belissima, moro num lugar super susse e quando quero sair vou a Albufeira, ou Faro, que fica perto, cerca de 50 km. O que é 'ali do lado' graças as auto.estradas. Se não quero ficar em casa posso ir a Monchique (que é uma serra belissima com aguas termais) ou vou a praia. Tenho as 2 opções bem proximas de mim. Depois que vc conquista a confiança dos portugueses lhe tratam super bem. É mais ou menos como em Curitiba. Demoram para te convidarem para sair (as vezes nem lhe dão um bom dia) mas depois que vc conseguir serão teus amigos fiés sempre.

Outra vantagem de Portugal, pra quem gosta, é que o país inteiro é um museu a céu aberto!! Prédios históricos lindissimos, ruas minusculas (mal se passa um carro, e a pessoa que vai na calçada - 'passeio' aqui - tem que se encostar bem no muro das casas para deixar o carro passar), cidades romanticas com castelos e águas termais, doces deliciosos (que não como por causa da dieta!!!), vinhos baratissimos e maravilhosos, as 4 estações do ano e por ai vai. E, lógico, é a porta de entrada para a Europa. Sevilha, na Espanha, fica a meros 200 km de distancia.

"Você deve compreender que a mudança é inevitável e quando direcionada para o amor e a auto-realização, é sempre boa." (Leo Buscaglia)

Visite Portugal. Valhe a pena!!

Enjoy!

1 comentários:

  1. thiago disse...:

    Huahuahau...tem algum sanduiche de bacalhau no burger king dai, mari?? hihi...nossa, fiquei c mta vontade de conhecer a região...qm sabe, ne! pelo menos ja tenho onde ficar (introsado poko eu!). Adorei o lance do durex (q mico, hein, mari!)...hauhau. Espero q conheça mais coisas pra contar pra gt! um bju imenso!!